Consciência Negra
19:00
Nós passamos anos estudando História na escola, pouca ou nenhuma aula falando da história dos negros e sua cultura ancestral. É difícil nós falarmos em cultura africana diminuir a um simples adjetivo, uma cultura vasta e ampla, de milhares de povos, de muitos países e um continente extenso.
Bem, quem acredita que o mérito pela abolição da escravatura foi da Princesa Isabel, está completamente enganado. É renegar que os povos negros que foram trazidos ao Brasil ou levados a outras partes do mundo, não lutaram e aceitaram as condições de trabalho e de vida. Onde muitos príncipes e herdeiros de tronos nas suas aldeias e vilarejos foram trazidos, para se sujeitarem a ordem de homens mais “desenvolvidos”. Tiveram que se negar e aprender a viver como cachorros ou porcos.
Desde o primeiro instante em que colocaram os pés neste país ou desde que foram capturados e colocados em navios para serem entregues a sorte, lutaram por liberdade e retornar a sua terra mãe.
Zumbi dos Palmares lutou e morreu, não que ele tenha sido o primeiro ou o último, mas ele fez e aliado a outros fez isso para o bem de seu “povo”. Pessoas de tribos diferentes e povos que antes eram rivais em guerra, quando chegaram aqui se tornaram irmãos e um só povo com o objetivo de ser livre novamente.
Mesmo assim depois de serem “libertos” sofreram pelo tempo que passaram longe de casa, muitos talvez tenham esquecidos de onde vieram os seus pais, não sabiam fazer mais nada além do que já tinham passado anos a fazer. Foram trocados por outros povos com direitos que muitos deles não conseguiram alcançar durante toda a sua vida.
E há quem ainda pense que devemos esquecer o passado. Que para que o racismo acabar, basta não falar sobre ele. Que devemos buscar uma “consciência humana”, tentando desmerecer tudo aquilo que já passamos para estamos aqui.
Viva Zumbi! Viva Dandara! Viva em nós todos os pretos e pretas que por nós lutaram.
Imagem retirada do site Página Cultural.
0 comentários